Informações úteis

Escritórios Virtuais - artigos

Escritórios Virtuais - artigos - autor

Escritório Virtual e segurança nos negócios

Murilo M. Nogueira

A oportunidade faz o ladrão. (ditado popular)

Já discutimos em artigos anteriores como a evolução tecnológica permitiu que o trabalho fixo e padronizado de outrora se tornasse “móvel” e flexível.

Não resta dúvida sobre os benefícios que essa evolução trouxe para a produtividade dos negócios. Entretanto, como diz o provérbio, nem tudo são flores: existe um lado perigoso em tanta facilidade.

Ao deixar o ambiente “seguro” do escritório e aventurar-se pela “selva urbana” armado com seu laptop e celular, o profissional expõe a si e a sua empresa a riscos, como qualquer explorador de tempos antigos.

Talvez o primeiro risco a ser lembrado seja a própria segurança física do profissional (e seus valiosos equipamentos), sujeitos à ação de ladrões que, infelizmente, são encontrados nas grandes cidades em todo o mundo. Daí o cuidado que todos devem ter ao circular pelas ruas movimentadas das metrópoles (seja a pé ou em veículos) de posse de equipamentos e materiais da empresa.

Assim, reuniões e atividades de trabalho, quando realizadas fora do “porto seguro” da própria empresa (ou de sua residência, no caso de profissionais que têm um home office) devem idealmente ocorrer em locais igualmente seguros, preferencialmente próximos a pontos de transporte público (evitando, assim, longos trajetos a pé) e com estacionamento próprio. Uma excelente opção é o uso de um escritório virtual que ofereça as vantagens de acesso mencionadas.

necessidade faz o ladrao

Riscos à segurança física, de dados e de informações são a contrapartida à mobilidade proporcionada pela moderna tecnologia.

Grande atenção deve ser dada também à segurança de dados. Nesse caso, a preocupação é com o uso de computadores com vírus (infelizmente comuns em hotéis, universidades e lan houses) ou redes sem segurança (aeroportos e outros locais públicos). Nessas circunstâncias, arquivos de computador, e-mails e outros dados corporativos estão expostos à ação de hackers e vírus do tipo “Cavalo de Tróia” ou mesmo serem perdidos pela ação de vírus de caráter destrutivo.

Em um escritório virtual, tais riscos são praticamente nulos, uma vez que os computadores têm uso controlado e a rede interna tem nível de segurança corporativo.

Talvez o risco menos lembrado, porém igualmente importante, seja a segurança de informações, diretamente relacionada à privacidade do ambiente. O leitor deve ter ouvido, por mais de uma vez, pessoas tratando ao celular de temas sigilosos, sem se importarem com a presença de desconhecidos ao seu lado. Eu mesmo já presenciei, no aeroporto de Brasília, conversas em voz alta ao celular sobre temas delicados (um lobista descrevendo os resultados de uma reunião com um ministro, uma executiva de uma companhia aérea narrando os bastidores da crise da Varig...).

Nos idos de 2007, Ministros do STF tiveram seus e-mails transcritos nas primeiras páginas de um grande jornal, simplesmente por não haverem se dado conta de que a tela de seus laptops estava ao alcance dos olhos curiosos dos repórteres (e de suas máquinas fotográficas)...

É evidente que o uso de celulares e laptops em locais públicos – tais como aeroportos, elevadores, lobbies de hotéis, auditórios etc. – põe em risco informações sigilosas. Nesses casos, uma boa solução é deixar os assuntos mais importantes para serem tratados em um ambiente com privacidade, como um escritório virtual. O Escritório Virtual Espaço 2D, por exemplo, tem salas indevassáveis com telefone e acesso a internet por rede segura, ideais para a discussão de temas e análise de informações de caráter confidencial.

Não há, portanto, por que abdicar da mobilidade, produtividade e flexibilidade disponibilizadas pela moderna tecnologia. Você poderá encontrar a segurança adequada nos serviços oferecidos por um escritório virtual.