Escritório Virtual – Boletim Abril 2022

Dias de Glória

Como empresa genuinamente carioca, o Escritório Virtual Espaço 2D tem grande orgulho de situar-se na Zona Sul da cidade, vizinho a locais de grande significado histórico e artístico. Bem próximo de nós fica o tradicional bairro da Glória, que deve seu nome à famosa Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, construída no século XVIII, onde D. Pedro I batizou seus filhos, tradição ainda hoje mantida pelos descendentes da família imperial.

De local querido pela nobreza, a Glória se transformou em bairro chique da República: a proximidade com o Palácio do Catete, sede do governo, trouxe para o bairro várias embaixadas e hotéis, além de políticos e pessoas influentes, cujas belas residências se mesclavam a um projeto urbanístico de inspiração francesa, cujo exemplo mais ilustre é a Praça Paris.

Os anos do pós-guerra trouxeram ao bairro marcos da modernidade, como o Aterro do Flamengo, o Monumento aos Mortos da Segunda Grande Guerra, o Museu de Arte Moderna (MAM) e a Marina da Glória, ampliando o ecletismo da paisagem do bairro.

Recentemente, porém, o bairro viveu notável decadência, com problemas sociais e urbanísticos que impactaram o comércio e a qualidade de vida dos moradores.

É por isso que tomamos conhecimento, com grande satisfação, do projeto da Prefeitura do RJ de recuperação do bairro, significativamente intitulado “Dias de Glória”.

Orçado em R$ 25 milhões e com prazo de implantação até 2023, o projeto prevê intervenções em  conhecidas atrações turísticas, como o relógio de 1905 e a murada que, no passado, servia para conter as ressacas da baía. Recapeamento de ruas, reparo em calçadas, melhoria da iluminação e na acessibilidade (com a construção de rampas), além de uma nova ciclovia, também estão previstos no projeto.

Tais ações vêm ao encontro de empreendimentos particulares – como a revitalização do Hotel Glória e do Hotel Novo Mundo (esta, já concluída), a abertura do Teatro Prudencial (no antigo prédio da Manchete), o novo campus da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e a reabertura do antigo Hospital Samaritano, agora Hospital Glória D’Or – também trazendo impactos positivos para a região e situados a poucos minutos a pé de nosso endereço.

Nós, do Escritório Virtual Espaço 2D, ficamos na torcida para que o bairro e a cidade retomem seus “dias de glória”.

 

Bairro da Glória

Bairro da Glória, tendo ao fundo a enseada de Botafogo e a Urca (foto: arquivo pessoal)