Escritório Virtual – Boletim Abril 2025
Cinema de novo
Ainda comemorando a vitória brasileira no Oscar de Melhor Filme Internacional, descobri que o cinema do Museu de Arte Moderna foi reinaugurado há algumas semanas.
Havíamos comentado de passagem sobre a reforma e reabertura do MAM em nosso boletim de dezembro 2024. Agora sai a notícia da volta da cinemateca, recuperada e reaberta no último dia 13.
Interior da cinemateca do MAM depois da reforma
(foto: Vicente de Mello)
Fui frequentador da cinemateca do MAM nos distantes anos 1980-90. Nessa era pré-internet — quando streaming era apenas uma palavra em inglês usada em livros de engenharia para designar o fluxo de um líquido ou gás — as cinematecas e cineclubes eram os únicos lugares (excluídas transmissões noturnas na falecida TV Educativa) onde se podia assistir a filmes clássicos antigos. Como morador do Flamengo, tinha a felicidade de ter diversas opções: da sala no prédio da Associação Brasileira de Imprensa, próximo à Cinelândia, ao Estação Botafogo, no final da Voluntários da Pátria, passando pelo tradicionalíssimo Cine Paissandu (hoje uma academia de ginástica).
Se cada uma tinha sua vantagem, a ida à cinemateca do MAM era imbatível no quesito beleza: se o tempo colaborasse, era possível caminhar pelo Aterro do Flamengo, curtindo sua paisagem imbatível — o risco era se distrair com o cenário e se atrasar para a sessão.
Volta e meia comentamos sobre as opções de lazer disponíveis na região — temos uma lista em nosso website — e sempre recomendamos aos nossos clientes, quando usarem nossas salas e havendo oportunidade, que aproveitem o tempo extra para visitar as atrações vizinhas. Às quais podemos agora acrescentar a cinemateca do MAM Rio.