Escritório Virtual – Boletim Junho 2021

Reviver Centro

 


Frase do mes

Fique em casa                Quédate en casa            Stay home

Restez chez vous          Stare a casa                     呆在家里

                          家にいる                     Остаться дома


 

Enquanto busca sanear as contas e recuperar o município da desastrosa última gestão, a Prefeitura segue firme no projeto de recuperação do Centro da Cidade.

Em fevereiro falamos aqui sobre a evolução urbanística de nossa cidade e os desafios enfrentados desde a mudança da capital federal para Brasília, agravados pelas sucessivas crises econômicas. A estratégia da atual gestão para revitalizar o Centro, em continuidade ao trabalho iniciado em 2011 (em consonância com ações visando a preparação da cidade para a Copa do mundo de 2014 os Jogos Olímpicos de 2016), visa agora torná-lo não apenas uma região de negócios, mas também uma área residencial, nos moldes das grandes cidades da Europa.

O passo atual é o projeto Reviver Centro, voltado aos bairros da Lapa, Centro, Saúde, Gamboa e Santo Cristo. O projeto ambiciona, além de atrair empreendimentos residenciais para área, recuperar prédios históricos e mudar a percepção de abandono da região, retomando sua vocação como polo cultural e de entretenimento.

Uma das ideias, inspirada na experiência do SESC em São Paulo, é permitir a adaptação do último pavimento (cobertura) para uso comum e equipamentos de lazer, como piscinas e jardins urbanos (v. simulação ilustrada mais abaixo). O retrofit dos prédios atuais para edificações mistas comerciais/residenciais, contudo, precisaria ter o aval do IPHAN quanto à preservação de detalhes histórica e arquitetonicamente relevantes.

 

Reviver Centro 1   Reviver Centro 2

 

Prédios novos, por sua vez, não poderiam ter garagens internas ou em subsolo. Por outro lado, haveria incentivos para bicicletários. O objetivo, claro, é reduzir o trânsito de veículos na região e incentivar o uso do transporte público.

Estão previstos benefícios fiscais para locação social (destinação de imóveis para estudantes e funcionários públicos) e financiamento público para recuperação de prédios históricos em estado precário ou abandonados.

Se bem sucedido, o projeto Reviver Centro pode ser mais um passo para recuperar a qualidade de vida do carioca e reativar a atividade econômica desta que, nos tempos de Pereira Passos, era a região mais charmosa da cidade. Torçamos, pois, para o sucesso da iniciativa, que também pode ser conhecida nesse rápido vídeo, preparado pela Prefeitura do Rio.