Escritório Virtual – Boletim Setembro 2021

Navegando em águas turbulentas

 Brasileiros estão acostumados aos altos e baixos da economia e política — infelizmente. Os últimos tempos, contudo, parecem estar testando os limites da nossa resiliência. Como se já não bastassem a pandemia e todos os seus efeitos nefastos, o retorno sorrateiro da inflação, o dólar em outro e cada vez mais elevado patamar e o confronto político sendo levado aos limites das quatro linhas constitucionais, nos vemos agora diante de mais uma sombra no horizonte: uma crise energética que pode levar desde um tarifaço até ao racionamento compulsório.

O último item dessa tempestade perfeita tem como causa, paradoxalmente, a falta de chuvas. Apesar de todo investimento no setor elétrico realizado nos últimos 20 anos, o país ainda se mantém vulnerável ao esvaziamento dos reservatórios das grandes usinas. Neste ano, o risco está na região Sudeste, cujas principais hidrelétricas se encontram com níveis críticos de armazenamento. A situação demanda ações rigorosas e rápidas as quais, devido à óbvia impopularidade que irão provocar, têm sido retardadas pelo governo, o que só aumenta o grau de dureza das ações futuras e necessárias.

A condução sob crise é uma das habilidades que gestores e empreendedores precisam exercer de tempos em tempos. Tal habilidade é praxe entre navegadores, acostumados ao humor instável do mar. Eles sabem que, sob tempestade, é preciso que o capitão e os tripulantes trabalhem em consonância e sintonia para manter o barco sobre as águas e conduzi-lo em segurança. Mais do que dar e obedecer  ordens, é necessária confiança mútua, objetivos comuns e ações transparentes.

No Escritório Virtual Espaço 2D você pode contar com alternativas para reduzir o risco de conduzir seus negócios em cenários turbulentos. Salas alugadas por demanda não são impactadas pela conta de luz, ou por oscilações do mercado. E nossa equipe pode ajudá-lo a não perder os clientes de vista, nem o rumo da sua empresa.


Sailing
Sailing in troubled waters – Navegando em águas turbulentas

Douglas Reinhardt (2005)


No quadro do artista norte-americano Douglas Reinhardt que ilustra nosso informativo este mês, o céu plúmbeo e o mar agitado indicam a chegada de uma forte tempestade. As ondas chocam-se violentamente contra o veleiro, que aderna de forma perigosa, pondo em risco toda a tripulação.

O cenário é inquietante e ameaçador, mas os homens sobre a embarcação demonstram coragem e determinação na condução do barco. A postos e unidos, manobram o leme e o cordame para que o forte vento sirva de impulso para levar a embarcação para longe do mar revolto, em direção a um porto seguro.

Análises de cenário, planejamento, tomada de decisão, comando e execução devem se suceder rapidamente. A tempestade não marca hora para começar, nem para acabar e quanto mais veloz e eficiente for a resposta da equipe, maiores as chances de vencer a tormenta. Daí para frente, é só tomar o rumo.

Lembrando que não basta liderar. É preciso também saber onde se quer chegar.