Escritórios Virtuais ao Redor do Mundo (9): Istambul
Estendendo-se dos dois lados do Bósforo, parte na Europa, parte na Ásia, está uma cidade fundada 330 anos depois de Cristo por um imperador romano que sonhou criar uma capital inexpugnável. E, com o nome de Constantinopla em honra de seu fundador, a cidade foi a sede do império Romano do Oriente, depois Bizantino, que duraria mais de mil anos. Sua queda, em 1453, marca o fim da Idade Média e o início de Istambul: capital do Império Otomano e hoje maior cidade da Turquia.
Istambul traz em suas ruas e edificações o peso dessa fantástica herança histórica. Ali Ocidente e Oriente se encontram, sem colidir. Ruínas romanas, bizantinas e otomanas dividem o espaço com palácios onde, no passado, sultões moraram com seus haréns, e edifícios modernos onde, no presente, executivos se reúnem com suas equipes. Na paisagem acidentada se destacam os minaretes das muitas mesquitas de onde, cinco vezes ao dia, vem o chamado às orações, o som alto se misturando às buzinas dos veículos e ao burburinho da multidão de moradores e turistas.
Por todo lado bandeiras vermelhas com o crescente e a estrela se mesclam com retratos de Mustafa Kemal Atatürk, primeiro presidente e pai fundador da República da Turquia, responsável pela modernização do país depois do fim da Primeira Grande Guerra e da queda do sultanato.
O orgulho do cidadão turco com a história de seu país se estende a sua maior cidade: Istambul é um importante eixo marítimo, centro comercial e turístico que recebe milhões de visitantes a cada ano, boa parte desembarcando de suntuosos navios que fazem cruzeiros pelo Mediterrâneo. São mais de 50 museus. Dentre as atrações turísticas, o destaque vai para Hagia Sofia, catedral ortodoxa transformada em mesquita, joia arquitetônica que foi por séculos a edificação do mundo com o maior espaço interno e um domo monumental. Os turistas também visitam o Palácio Topkapi, hoje um museu que abriga o tesouro dos sultões que ali habitaram. Entre as valiosas peças em exposição, uma adaga de ouro cravejada com diamantes e três esmeraldas gigantes, tornada famosa pelo filme Topkapi (1964). O museu também possui relíquias religiosas, como fios da barba do profeta Maomé, os ossos da mão direita de São João Batista e o cajado que Moisés teria usado para abrir o Mar Vermelho.
Outra atividade imperdível é passear pelo Grande Bazar. Esse mercado coberto gigante está cheio de lojas com artigos de todo tipo e para todos os bolsos. Na maioria delas o preço deve ser barganhado com o vendedor. É o momento de testar sua capacidade de negociação com o povo que está entre os mais antigos comerciantes do planeta.
É já que falamos de negócios, vamos falar dos escritórios virtuais. Como não poderia deixar de ser, eles também são encontrados em Istambul.
Próximo à Mesquita Yeni (Mesquita Nova, mostrada na foto), no bairro portuário de Eminönü, está o Cobac Workspace, escritório virtual com salas e estações de trabalho equipadas para trabalho solo, em equipe ou reuniões. Para espairecer, o local dispõe de um terraço com uma espetacular vista da cidade. Afinal, até os moradores de Istambul curtem tirar algum tempo para se encantar com as belezas da cidade.
Se você se interessa por negócios e viagens, leia:
Escritórios Virtuais Ao Redor Do Mundo (1): Londres
Escritórios Virtuais Ao Redor Do Mundo (2): Estocolmo
Escritórios Virtuais Ao Redor Do Mundo (3): Orlando
Escritórios Virtuais Ao Redor Do Mundo (4): Paris
Escritórios Virtuais Ao Redor Do Mundo (5): Beijing
Escritórios Virtuais Ao Redor Do Mundo (6): Praga
Escritórios Virtuais Ao Redor Do Mundo (7): Amsterdam
Escritórios Virtuais ao Redor do Mundo (8): Sydney


