Escritórios Virtuais ao redor do mundo (1): Londres

Imponentes edificações com séculos de história, lado a lado com prédios ultramodernos. Tráfego pesado onde quase não se ouvem buzinas. Museus às dezenas, com acervos de incalculável valor, disponíveis à visitação gratuita. Belíssimos parques abertos o ano inteiro, ainda que sejam raros os dias de sol e calor. Pelas ruas movimentadas do centro, turistas ao celular param para fotos ao lado das tradicionais cabines telefônicas vermelhas.

Das cidades que conheço, Londres é aquela que considero ter conseguido o melhor equilíbrio entre tradição e modernidade. Possui todas as vantagens de uma metrópole (oportunidades econômicas, vida cultural intensa, conforto), sem perder o controle sobre os problemas típicos dos grandes centros urbanos (segurança, habitação, poluição).

Os motoristas estão (ainda) entre os mais educados do mundo. O metrô centenário, apesar de suas linhas volta e meia interrompidas para obras, ainda é um meio de transporte prático e eficiente. Os pontos turísticos, limpos e bem sinalizados, são encontrados sem problemas mesmo pelo visitante avesso ao idioma de Shakespeare.

A paranóia do terrorismo parece ceder pouco a pouco. Hoje, o grande inimigo dos ingleses é a crise econômica global.

Estive em Londres recentemente, na virada de Setembro para Outubro de 2008, exatamente quando as primeiras ondas de choque originadas da crise das hipotecas subprime norteamericanas abatiam as Bolsas do mundo inteiro e alguns (até então) insuspeitos ícones do setor financeiro.

Apenas duas semanas antes, houvera a maior corrida bancária na Inglaterra em um século, quando correntistas do Northern Rock (então o quinto maior financiador de hipotecas na Grã Bretanha) sacaram 1 bilhão de libras em apenas um dia. A crise estava nas capas dos tablóides, nos programas de entrevistas da TV e até ― como pude presenciar ― em “cacos” inseridos pelos atores das peças teatrais do West End, no mais puro estilo de humor britânico.

Não obstante, a cidade continuava com seu movimento tradicional, com turistas enfileirados para uma volta na London Eye, estudantes circulando pela exposição da vez na Tate Modern, moradores se abastecendo nos mercados e feiras… A Londres milenar e pragmática, que enfrentou as invasões vikings, a Peste Negra e os bombardeios nazistas, não se deixaria impressionar por mais uma crise.

Escritórios virtuais em Londres

Centro econômico mundial durante séculos e ainda hoje referência no mercado financeiro global através das diversas instituições instaladas na área central da cidade conhecida como “The City“, Londres possui, como não poderia deixar de ser, dezenas de escritórios virtuais. Em sua maior parte, podem ser encontrados no polígono financeiro-comercial que se inicia a leste do Hyde Park (Oxford Street), limitado ao norte pela linha Northern do metro e ao sul pelo rio Tâmisa, passando pelos arranha-céus da “City” e terminando a oeste da Tower Bridge.

Escritórios virtuais em LondresUm desses escritórios virtuais é o Avanta Serviced Office, situado no número 10 da Margaret Street. Considerando que a rua está a apenas dois quarteirões das frenéticas Oxford Street e Regent Street ― pelas quais turistas apressados com suas bolsas de compras dividem o (exíguo) espaço com não menos apressados londrinos a caminho do escritório ― este é um endereço surpreendentemente tranquilo.

O prédio de típicos tijolos vermelhos abriga salas mobiliadas e equipadas para reuniões. O preço (a partir de £ 20/hora) não inclui, entretanto, o tradicional chá com biscoitos, cobrados à parte…

Os serviços de escritório virtual, como atendimento telefônico e apoio administrativo também estão disponíveis, atendendo desde profissionais com escritórios domésticos e pequenas empresas até grandes organizações.

O Avanta possui outros endereços em Londres: em comum, todos oferecem instalações confortáveis e localização conveniente (próximo a estações do metrô, restaurantes e comércio). Afinal, uma das principais vantagens de um escritório virtual é proporcionar um endereço de prestígio e infraestrutura moderna a preços convidativos ― opinião certamente compartilhada pelos clientes do Escritório Virtual Espaço 2D.

 

Escritórios virtuais em Londres

Escritórios virtuais – Londres

(Publicado originalmente no Espaço 2Blog, em 27.02.2009)