Escritório Virtual – Boletim Junho 2022

Exercício do sucesso

Embora maio tenha trazido temperaturas mais frias do que o costumeiro para essa época do ano, é no dia 21 de junho que começa oficialmente o inverno. E se, para muitos, o Rio de Janeiro é sinônimo de verão – estação em que a cidade vive seus dias de turismo mais intenso, quando o réveillon e o Carnaval se sobressaem – para outros (e, aqui, me incluo) não há melhor período para o carioca que o inverno. E antes que o leitor ou a leitora se ponham indignados com tamanha heresia, me explico.

O verão carioca, tal qual a própria cidade, se destaca pelo exagero e exuberância. O calor e a chuva se sucedem intensos e superlativos. O sol, de tão forte, nos obriga a buscar a sombra. E o vigor da natureza que atrai o turista contrasta com a indolência induzida nos pobres humanos que precisam enfrentar a canícula para garantir o pão diário com o literal suor de seu rosto.

Já o inverno se mostra suave e ameno. Sem a sufocante umidade estival, os dias têm luz mais brilhante e céus mais azuis. E a temperatura moderada faz com que a atividade física se transforme de castigo bíblico em lazer prazeroso. Não há melhor época para o exercício ao ar livre e, se o leitor e a leitora ainda não se animaram a introduzir essa saudável rotina em sua agenda, os convido a começar em junho!

Além do benefício à saúde, a prática de esportes também exercita hábitos úteis para o mundo dos negócios: definir objetivos claros, por etapas; enfrentar sacrifícios e adversidades; adaptar seu ritmo às condições externas; inspirar-se em quem já chegou lá (benchmarking); estabelecer metas desafiadoras… são alguns exemplos de atitudes que atletas, profissionais e empreendedores compartilham e que são determinantes para seu sucesso.

Para o iniciante, nada mais prático que uma caminhada ou uma leve corrida: não é necessário agendar, combinar com terceiros ou levar acessórios. Uma hora livre, roupa leve, um bom par de tênis e disposição são tudo o que se requer. E, se você se convenceu, bem próximo ao nosso endereço há um lugar perfeito para praticar: o Aterro do Flamengo.

A pista interna, sombreada pelas árvores de Burle Marx, é o local preferido dos caminhantes, corredores e ciclistas que frequentam o parque. Mas quem quiser luz solar, pode usar a pista ao lado da praia ou se exercitar na própria areia, cuja qualidade foi recentemente julgada ótima. Aparelhos ao longo do trajeto permitem ativar outros músculos. Mas também há pontos mais tranquilos para quem prefere meditar ao som das aves e das ondas.

 

Aterro do Flamengo

Aterro do Flamengo em dia de inverno (foto: arquivo pessoal)