Escritórios Virtuais ao Redor do Mundo (6): Praga

Espalhada ao longo das curvas do rio Moldava e estendendo-se sobre as colinas da região da Boêmia, essa antiga cidade é uma das mais bem preservadas capitais da Europa. Conhecida como a “cidade das cem cúpulas”, Praga, capital da República Tcheca, é uma maravilha arquitetônica, com suas pontes, ruas, prédios, igrejas e monumentos – com destaque para o imponente Castelo de Praga – que guardam a beleza e tradição desta que foi um entreposto das rotas comerciais e, ainda hoje, importante centro cultural da Europa central.

Passear pelas suas ruas estreitas e repletas de história – e de turistas! – pode até ser cansativo, já que a cidade, por se acomodar em um vale, oferece ao pedestre ladeiras desafiadoras. Mas o visitante curioso será recompensado com uma sensação de retorno ao passado: Praga, em parte por ter sido pouco afetada pelas duas Grandes Guerras, mas também por ter sido protegida da especulação imobiliária durante os anos de ditadura comunista, é uma das raras capitais europeias a manter quase intacto seu centro urbano histórico. Não é à toa que cineastas do mundo inteiro aproveitam o bem conservado patrimônio arquitetônico da cidade para rodar filmes de época (como Amadeus e O Ilusionista), fantasia (As Crônicas de Nárnia) e ação (Homem Aranha: Longe de Casa e 007: Cassino Royale).

A cidade também respira cultura. Aqui viveram os astrônomos Kepler e Tycho Brahe, que deram a forma final às leis dos movimentos planetários. Os compositores Smetana e Dvořák (ambos nascidos em Praga). E o escritor de origem judaica Franz Kafka.

Kafka, cuja obra é considerada uma das mais influentes na literatura do século XX, escreveu todos os seus principais romances em sua cidade natal: A Metamorfose, O Processo e O Castelo, obras que transformaram o termo kafkiano em adjetivo sinônimo de ilógico ou absurdo, surgiram na mente do autor enquanto caminhava pelas ruas de Praga. Sua memória está preservada no museu que traz o seu nome, não muito longe do Castelo de Praga, e na popular Cabeça Rotativa de Kafka, escultura móvel feita de folhas de aço inoxidável que atrai a curiosidade (e as câmeras de celulares) dos turistas de todo o mundo.

Mas não é preciso ser um intelectual para curtir da cidade. Basta lembrar que a Praga fica a 100 km da cidade de Pilsen e ambas estão na região da Boêmia. Lembrou de algo? A associação República Tcheca com a cerveja é secular: a cervejaria mais antiga do país foi fundada em 993! (não é erro de digitação…). E Praga oferece diversas marcas ao turista sedento depois de tanta caminhada.

Outro produto tradicional da região é o cristal da Boêmia, símbolo de excelência cuja história remonta ao século XIII. Peças de cristal de todo o tipo podem ser encontradas no comércio da cidade, destinadas ao turista mais cuidadoso com a bagagem do que com a carteira…

 

Escritórios virtuais em Praga

Praga possui várias empresas que disponibilizam serviços de escritório virtual. A Jake&James oferece diversos endereços da cidade, entre eles um prédio situado na Rua Dlouhá, a poucos minutos (a pé, claro) da Praça da Cidade Velha, onde Kafka nasceu, e da Rua Masná, onde estudou em uma escola alemã. Mesmo a trabalho, não há como não se envolver com a história dessa cidade ímpar.

Se você se interessou pelo tema, leia também:

Escritórios Virtuais Ao Redor Do Mundo (1): Londres

Escritórios Virtuais Ao Redor Do Mundo (2): Estocolmo

Escritórios Virtuais Ao Redor Do Mundo (3): Orlando

Escritórios Virtuais Ao Redor Do Mundo (4): Paris

Escritórios Virtuais Ao Redor Do Mundo (5): Beijing